Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Maior Clube do Mundo

O Maior Clube do Mundo

Vitória histórica do Benfica na Turquia

15.02.19, João Silva

O Benfica foi à Turquia arrancar uma importante e histórica vitória por 2-1 sobre o Galatasaray, em jogo dos 16 avos-de-final da Liga Europa. Ao fim de oito encontros na Turquia, o Benfica conseguiu o primeiro triunfo em solo turco.

Galatasaray_Benfica.jpg

Muito foi dito sobre a aposta de "risco" de Bruno Lage. O técnico frisou que lançar vários jovens foi “opção” e “estratégia”, e que sentiu que seria a melhor aposta para este jogo, tendo também em conta a gestão de esforço do plantel. Ficou provado que foi uma boa aposta e que a força e solidez dos jogadores da formação benfiquista veio para ficar.

Ferro, Rúben Dias, Yuri Ribeiro, Gedson, Florentino e João Félix foram titulares e têm uma coisa em comum: Todos foram formados no Seixal.

 

Apesar das muitas alterações promovidas por Bruno Lage, com vários jogadores importantes de fora, Gedson Fernandes, Yuri Ribeiro, Sébastien Corchia e Florentino Luís, assumiram a titularidade e foram personalizados, souberam sofrer e disferiram vários golpes na equipa contrária, com dois deles a dar em golo.

 

O jogo começou com o Benfica na habitual pressão alta e a jogar no erro do adversário até cerca dos 20 minutos. Os turcos superaram a apatia inicial para colocar perigo à defesa das águias que ainda assim iam dando conta do recado.

Aos 19 minutos, o francês Corchia foi decisivo num desvio importante a remate de Onyekuro que levava selo de golo. Na área adversária, Seferovic e João Félix iam apertando os defesas-centrais. Yuri Ribeiro (26’) cruzou da esquerda com Marcão a cortar com o braço. Salvio chamado à conversão da grande penalidade não falhou. Vantagem justa das águias no inferno turco. Até ao descanso o jogo foi repartido, mas sempre com o ascendente português.

Salvio-galatasaray.jpg

Após o intervalo uma contrariedade para o Benfica, que até acabou por equilibrar o conjunto português. Salvio lesionou-se e foi substituído por Gabriel.

A equipa de Bruno Lage dominava como queria mas, num lance em que Gedson não pressionou e Yuri foi surpreendido, o Galatasaray chegou ao empate pelo gigante Luyindama. O Benfica não acusou o golo. Com o bloco sempre subido, os encarnados passaram a jogar mais no meio-campo contrário. João Félix e Seferovic assustaram Muslera, antes do suíço fazer o seu 17º golo da temporada. Rúben Dias fez uma abertura longa para avançado helvético que aguentou a carga e disparou para o justíssimo 2-1.

Seferovic_Galatasaray.jpg

Os jovens do Seixal mostraram-se com nota positiva na Europa e calaram o inferno turco.
Em noite de estreia europeia, Florentino Luís foi o principal destaque do jogo. O médio português de 19 anos foi impressionantes dos passes e nas recuperações de bola, fez ainda dois passes para finalização e cinco desarmes. Em bom plano esteve ainda Seferovic, autor do segundo golo. O avançado suiço somou mais um golo à sua marca pessoal e conseguiu ainda conduzir os contra-ataques do Benfica e fazer três remates enquadrados.

Este resultado abre as portas da próxima fase à equipa de Bruno Lage, que se estreou nas competições europeias. Segue-se o Desp. Aves.