Vem ai a festa da Taça!
Este sábado, pelas 19h45, no Complexo Desportivo da Covilhã, inicia-se mais uma competição em que, com toda a naturalidade, o Benfica parte para vencer, até porque é o detentor do troféu que ganhou brilhantemente na época passada.
A Taça de Portugal é um dos objectivos da temporada e o sorteio da 3.ª eliminatória ditou uma deslocação ao terreno do SC Covilhã, formação que ocupa a 7.ª posição da Segunda Liga, com quatro vitórias, três empates e duas derrotas (14 golos marcados e 12 sofridos).
Nas últimas três jornadas a equipa da AF Castelo Branco mostrou estar em grande forma, com três vitórias, seis golos marcados e nenhum sofrido.
Venceu, em casa, o Desportivo das Aves, por 1-0, com golo de William Kizito, e o Tondela, por 4-0, com golos de Tatui, Erivelto Silva e William Kizito (dois). Pelo meio, na 9.ª jornada, o SC Covilhã foi vencer no terreno do líder da Segunda Liga, o Freamunde, por 0-1, com golo de Zé Tiago.
Histórico favorável… numa longa história de embates
É longa a história de embates entre Benfica e SC Covilhã na Taça de Portugal. As duas equipas enfrentaram-se em cinco épocas para a prova Rainha do Futebol português e o saldo é claramente positivo.
Mas uma partida estará sempre ligada à história do Clube da Luz com a vitória, por 3-1, na Final do Jamor na época 1956/57. Salvador, José Águas e Coluna marcaram os golos que permitiram erguer o título.
Nas outras quatro épocas a formação Benfiquista eliminou sempre o SC Covilha. A última foi em 1984/85, na meia-final, com um triunfo, por 2-0, com dois golos do dinamarquês Manniche.
A última vez que o Benfica jogou no terreno do SC Covilhã foi para o Campeonato Nacional na época 1987/88. Os golos de Diamantino Miranda (dois) e de Rui Águas permitiram alcançar uma vitória, por 0-3.
No total, entre jogos oficiais e particulares, o Benfica venceu 29 vezes, empatou nove jogos e perdeu por cinco ocasiões.
Que este sábado o percurso favorável se mantenha e se inicie aqui a caminhada rumo à Final do Jamor!
Jorge Jesus já divulgou a lista de convocados e são muitas as caras novas.
Guarda-redes- Artur Moraes e Bruno Varela;
Defesas - Lisandro López, Benito, César e Victor Lindelof;
Médios – Ola John, André Almeida, Cristante e Renato Sanches;
Avançados – Derley, Tiago, Jonas, Nelson Oliveira, Pizzi, Hélder Costa, Gonçalo Guedes e Rui Fonte.
Fonte: SLBenfica.pt