SL Benfica 4-0 Portimonense
O Benfica goleou o Portimonense por 4-0 e saltou para a liderança isolada do campeonato. O clube da Luz aproveitou da melhor forma o empate do FC Porto nos Barreiros.
Depois de Bruno Lage, no final da partida com o Tondela, ter expressado o desejo de ver a sua equipa melhorar a qualidade exibicional, o técnico fez uma "pequena" revolução no onze para a partida com o Portimonense.
Bruno Lage trocou cinco jogadores: Saíram Ferro, Pizzi, Florentino, Taarabt e Seferovic para dar lugar a Jardel, Samaris, Gedson, Chiquinho e Vinícius.
Depois de ter entrado na segunda parte da partida frente ao Tondela, Chiquinho queria justificar a titularidade e logo ao minuto 3´esteve perto do golo. Rodopiou sobre um adversário e atirou com muita força, por cima da baliza.
Contudo, foi o Portimonense a dispor da primeira grande oportunidade da partida. O japonês Koki Anzai apareceu na grande área, após cruzamento de Tabata, e rematou para defesa de Vlachodimos.
Na resposta, Vinícius deu o aviso. O dianteiro passou pelo guarda-redes Ricardo Ferreira, mas o golo foi salvo em cima da linha por um defesa do Portimonense.
Na sequência do lance, num lance de bola parada, o Benfica chegou ao golo. Canto de Chiquinho, Gabriel desviou e no primeiro poste, André Almeida cabeceou para o fundo das redes.
O Benfica chegava assim à vantagem ao minuto 17´, e poderia adoptar a matriz habitual dos últimos jogos, com a equipa mais expectante à espera do que faz o adversário.
No ataque tentava dar largura ao seu jogo, privilegiando o lado esquerdo, com Grimaldo e Cervi e com Vinícius como referência ofensiva.
Sempre superior, o Benfica deixou correr o jogo até ao final da primeira parte. O Portimonense tentava responder nas transições, explorando a velocidade dos seus atacantes, mas não conseguia criar perigo, com excepção da oportunidade de que dispôs logo a abrir.
Com o FC Porto a ceder pontos nos Barreiros, o Benfica tranquilizou-se logo no início do segundo tempo, ao fazer o segundo golo e novamente através de uma bola parada. Rúben Dias rematou certeiro com o pé direito após cruzamento de Grimaldo, depois de um pontapé de canto.
Com o lado esquerdo a carburar, Grimaldo lançou Vinícius em velocidade para o dianteiro brasileiro passar pelo guardião Ricardo Ferreira e atirar para o terceiro. Era o golpe de misericórdia na partida. Dois minutos volvidos, o avançado brasileiro voltar a fazer o gosto ao pé. Desta feita foi Chiquinho a servir de trivela para a finalização de pé esquerdo de Vinícius.
Ao minuto 81´, o Benfica ainda esteve perto do quinto. Gedson num bom trabalho individual rodou e rematou de pronto, mas valeu Ricardo Ferreira a evitar o pior.
Triunfo mais do que justo do Benfica que controlou defensivamente a partida e nos contra-ataques acabou por ser letal. Com este triunfo, o Benfica salta para a liderança isolada do campeonato.
Segue-se o Rio-Ave já no próximo sábado.
#CarregaBenfica
#RumoAo38