Rumo à reconquista da Taça da Liga
O Benfica tem sete triunfos na Taça da Liga e vai disputar a 10ª meia-final em 12 edições da prova - só não esteve entre os quatro primeiros na edição de arranque e na época passada. O FC Porto vai para a oitava presença na meia-final mas só chegou por duas vezes à final e nunca ganhou.
A história comum de ambos na Taça da Liga é vermelha. Foram até agora três duelos, duas vitórias do Benfica, na final de 2010 (3-0) e na meia-final de 2011/12 (3-2) e um empate na meia-final de 2014 (0-0) que acabou decidido nos penáltis a favor das águias.
O clássico chega no meio de um ritmo alucinante de jogos para ambas as equipas, que até agora fizeram alguma gestão na Taça da Liga, uma prova que tem condicionantes em relação à utilização de jogadores, nomeadamente a obrigatoriedade de utilizar em cada partida dois atletas formados localmente, mas que terão seguramente outra abordagem para um duelo que tem outra dimensão e uma final em jogo.
O Benfica tem cinco golos marcados e dois sofridos até agora na Taça da Liga, o FC Porto marcou sete e sofreu quatro. Ambos têm como melhores marcadores na competição dois avançados que estão em maré alta. De um lado Seferovic, que marcou quatro golos nos últimos quatro jogos, três rondas seguidas a marcar na Liga, do outro Soares, que acaba de assinar um hat-trick na vitória sobre o Desp. Chaves na última jornada. Dois jogadores com registos goleadores semelhantes esta época: cada um com oito golos apontados no campeonato, sendo que Soares tem 12 no total da época e Seferovic 11.
Seferovic, que decidiu o clássico de campeonato, o 1-0 de outubro na Luz, deverá ser opção no duelo desta terça-feira, num Benfica que, com Bruno Lage, voltou a jogar em 4x4x2 e tem como principal novidade a aposta em João Félix, titular desde a chegada do novo treinador. Fejsa está seguramente fora, por lesão, tal como Jonas, que é o atual jogador do Benfica com mais golos em absoluto na Taça da Liga, 10 no total.
O Benfica tem esta noite a possibilidade de dar um passo importante rumo à concretização de um dos seus objetivos para a temporada em curso: a conquista da Taça da Liga, agora denominada Allianz Cup.
Na realidade, o verdadeiro propósito é, também aqui, a Reconquista – porque se trata de uma prova que o Benfica não ganha desde 2015/16.
Bruno Lage convocou 19 jogadores para o clássico com o FC Porto referente às meias-finais da Taça da Liga.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Svilar e Odysseas;
Defesas: Conti, Grimaldo, Rúben Dias, Jardel e André Almeida;
Médios: Gabriel, Cervi, Alfa Semedo, Zivkovic, Salvio, Pizzi, Samaris, Rafa e Gedson;
Avançados: Seferovic, Castillo e João Félix.
O pontapé de saída está marcado para as 19h45 desta terça-feira, no Estádio Municipal de Braga.