Raúl Jiménez foi a referência do Benfica
13.12.16, João Silva
Raúl Jiménez, autor do segundo golo do Benfica, foi a principal referência da equipa de Rui Vitória no derby do passado domingo. A esmagadora maioria dos passes teve como destinatário o internacional mexicano, que se manteve no onze.
De acordo com os dados da InStat, empresa especializada em análises de jogos, os 46 passes certos foram na direção do camisola 9. Só Ederson, conhecido pela facilidade em colocar a bola a longa distância, serviu 11 vezes o avançado, mais uma do que Nélson Semedo, que fez a assistência para o segundo golo. Do onze, somente Fejsa não solicitou Jiménez.
Os 46 passes para Jiménez ficaram bem acima das 28 vezes em que a bola chegou a Pizzi, habitual organizador de jogo das águias. Este dado deixa perceber a tendência dos tricampeões para o jogo direto no derby, em contraste com as trocas de bola habituais. Assinale-se ainda que Gonçalo Guedes foi o mais preciso, com uma taxa de 93 por cento – falhou 1 um dos 14 passes.
Outro dado importante, além da eficácia na finalização, é que o Benfica foi mais forte em zonas defensivas, onde apresentou elevadas taxas de sucesso nos duelos aéreos, mas também em bolas recuperadas. Pelo contrário, perdeu mais duelos na frente.