O que falta jogar na corrida ao título?
Depois de na última jornada em que os quatro primeiros jogaram entre si é tempo de fazer contas às partidas que ainda faltam e avaliar o calendário dos três candidatos ao título: Benfica, Sporting e FC Porto.
Se em teoria o calendário do líder e bicampeão Benfica parece mais favorável, os "encarnados" não podem descuidar-se, pois estão apenas com dois pontos de vantagem sobre o Sporting. Do lado dos perseguidores, que ainda se defrontarão no Estádio do Dragão, a agenda parece mais complicada, mas longe de afastar, desde já, qualquer um da corrida à vitória na I Liga.
Benfica
O bicampeão nacional e actual líder do campeonato apenas depende de si para chegar ao terceiro título consecutivo, o que não acontece desde a segunda metade dos anos setenta. Se este facto, por si só, sustenta a teoria de que o Benfica tem o calendário mais fácil, no papel as coisas também parecem mais favoráveis aos "encarnados": não perderam quaisquer pontos, na primeira volta, contra os adversários que restam até ao fim do campeonato.
Jogos mais complicados: Sp. Braga (casa), Rio Ave (fora) e V. Guimarães (casa).
O que falta jogar:
Tondela (casa) Primeira volta: 4-0
Boavista (fora) Primeira volta: 2-0
Sp. Braga (casa) primeira volta: 2-0
Académica (fora) primeira volta: 3-0
V. Setúbal (casa) Primeira volta: 4-2
Rio Ave (fora) Primeira volta: 3-1
V. Guimarães (casa) Primeira volta: 1-0
Marítimo (fora) Primeira volta: 6-0
Nacional (casa) Primeira volta: 4-0
Sporting
Se a derrota e a perda da liderança para o rival Benfica marcam de forma bastante negativa a entrada dos "leões" na recta final do campeonato, a verdade é que convém enfrentar a próxima partida, na casa do Estoril, com a máxima concentração. Na primeira volta, com os adversários que ainda terão de defrontar, os leões apenas deixaram três pontos no terreno do U. Madeira. Contudo, as deslocações ao FC Porto e a Braga são suficientes para que os verdes e brancos se mantenham completamente focados.
Jogos mais complicados: Estoril (fora), FC Porto (fora) e Sp. Braga (fora).
O que falta jogar:
Estoril (fora) Primeira volta: 1-0
Arouca (casa) Primeira volta: 1-0
Belenenses (fora) Primeira volta: 1-0
Marítimo (casa) Primeira volta: 1-0
Moreirense (fora) Primeira volta: 3-1
U. madeira (casa) Primeira volta: 0-1
FC Porto (fora) Primeira volta: 2-0
V. Setúbal (casa) Primeira volta: 6-0
Sp.Braga (fora) Primeira volta: 3-2
FC Porto
A seis pontos do líder Benfica, os dragões são tudo menos uma carta fora do baralho para o que resta da I Liga. É de recordar que, além da luta pelo título, ficar em segundo ou em terceiro não é o mesmo em termos de qualificação para as competições europeias. Os dragões têm deslocações complicadas, mas ainda recebem o Sporting, com hipótese de vingar a derrota sofrida na primeira volta, num jogo que pode ser decisivo para o desfecho do campeonato.
Jogos mais complicados: P. Ferreira (fora), Sporting (casa) e Rio Ave (fora).
O que falta jogar:
U. Madeira (casa) Primeira volta: 4-0
V.Setúbal (fora) Primeira volta: 2-0
Tondela (casa) Primeira volta: 1-0
P. Ferreira (fora) Primeira volta: 2-1
Nacional (casa) Primeira volta: 2-1
Académica (fora) Primeira volta: 3-1
Sporting (casa) Primeira volta: 0-2
Rio Ave (fora) Primeira volta: 1-1
Boavista (casa) Primeira volta: 5-0
Embora aparentemente o Benfica tenha o calendário mais favorável, NADA ESTÁ GANHO. São nove finais rumo ao TRInta e cinco!
CARREGA BENFICA