O maior clássico do futebol português joga-se hoje no Dragão
O Benfica entrará e sairá este domingo do Estádio do Dragão líder do campeonato, seja qual for o resultado que se vier a verificar, face aos cinco pontos que tem de vantagem sobre o FC Porto.
Um percurso quase perfeito, com 25 pontos conquistados em 27 possíveis e o pleno fora (cinco triunfos em cinco jogos), dá à formação de Rui Vitória o conforto emocional de saber que não deixará de estar na liderança, sendo que a pode fortalecer em caso de vitória, dando um passo de gigante rumo ao Tetra.
O fator psicológico está, assim, do lado do Benfica. Ao FC Porto resta vencer, para reduzir a vantagem pontual do Benfica, na tentativa de relançar a competição, pelo que a maior pressão está do lado dos azuis e brancos.
No que respeita aos ‘onzes’, a maior incógnita passa pelo jogador que Rui Vitória escolherá para substituir Fejsa, sendo que Samaris parece estar na frente da corrida, mas há outras opções, como Danilo e André Almeida, sem excluir André Horta ou Celis. Ainda há a posição de lateral esquerdo - face à ausência de Grimaldo -, que deverá ser ocupada por Eliseu.
Rui Vitória deverá manter Ederson na baliza, uma defesa com Nelson Semedo, Luisão, Lindelöf e Eliseu; Pizzi como ‘8’, Salvio e Cervi nos extremos e Gonçalo Guedes nas costas de Mitroglou.
Por seu lado, Nuno Espírito Santo não deverá fazer grandes alterações, indo em princípio atuar com Layún, Felipe, Marcano e Alex Telles, à frente de Casillas, um meio campo com Danilo Pereira, como ‘trinco’, Herrera, Óliver e Otávio e dois jogadores na frente (Diogo Jota e André Silva).
Como afirmou Rui Vitória na antevisão do clássico: “Há três pontos para conquistar. O foco é total no jogo e no adversário. A partida vai ser complicada, mas de uma forma humilde vamos tentar impor o nosso jogo e vencer”
Carrega Benfica!
Rumo ao tetra!