Meia-final da Taça da Liga, FC Porto - Benfica
Esta será a quarta vez que Porto e Benfica se encontram nesta época, estando ainda agendado novo frente a frente, na última jornada do campeonato, novamente no Dragão.
Nos três anteriores duelos, venceu sempre a equipa que jogou em casa. O Porto ganhou no Dragão na 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal (1-0), embora esse resultado não tenha feito mossa no Benfica, que na Luz teve capacidade para dar a volta à eliminatória (3-1). Antes, já o Benfica tinha superado (2-0) o Porto na Liga, em Lisboa.
Com quatro títulos, o Benfica é o conjunto com mais êxito na Taça da Liga, competição que cumpre a sua sétima edição. Em 30 jogos, soma 23 triunfos e apenas uma derrota, frente ao Vitória de Setúbal – também sofreu uma eliminação contra o Sporting de Braga, mas no desempate por grandes penalidades.
O FC Porto, por seu turno, em 25 jogos apresenta um saldo de 14 vitórias, cinco empates e seis derrotas, duas delas nos dois únicos embates realizados com o Benfica.
Quanto ao FC Porto, não tem mais por que lutar e, por isso, ao contrário do que sucedeu anteriormente, tem de encarar como única prioridade a competição que em alturas anteriores secundarizou. É uma oportunidade para atenuar a má época que fez. Por essa razão, deverá apresentar-se mais perto da sua máxima força.
Para o Benfica, embore aspire a uma presença na final, há competições mais importantes no pensamento, especialmente a proximidade da segunda mão das meias-finais da Liga Europa, em Turim, na ponta final de uma época desgastante, e por isso é natural que Jorge Jesus apresente uma equipa sem vários titulares habituais.