Liga NOS 2015/16 (26ª J): SL Benfica 4-1 Tondela
O Benfica reassumiu a liderança do campeonato com autoridade e chegou aos setenta golos na Liga com mais uma goleada.
Foi com tranquilidade que a equipa de Rui Vitória venceu o Tondela, último classificado na Liga, com apenas treze pontos e que visitava pela primeira vez o Estádio da Luz. Jonas bisou na partida e volta a destacar-se na corrida à Bota de Ouro europeia, com 28 golos, à frente de Cristiano Ronaldo (27), Gonzalo Higuaín (27) ou Luis Suárez (26).
Na ausência de Renato Sanches, Rui Vitória colocou Talisca, fez descansar André Almeida e Samaris, abrindo espaço para as entradas de Nélson Semedo e Fejsa, mas a equipa manteve-se sempre fiel aos seus princípios. O Benfica manteve o futebol inclinado para a baliza adversária, com processos simples, a proporcionarem muitas oportunidades junto da baliza do Tondela. Na marcação de um pontapé de canto, aos dez minutos, chegou ao primeiro golo. Cruzamento de Gaitán a colocar a bola na zona de grande penalidade onde surgiu Jardel a cabecear para as redes do Tondela.
Estava aberto o caminho para a liderança diante de uma defesa verde e amarela que estava em desequilíbrio desde o início do jogo. Uma triangulação, entre Pizzi, Talisca e Gaitán permitiu ao argentino novo cruzamento teleguiado, exactamente para o mesmo sítio do primeiro, desta vez para Jonas, que só precisou de puxar atrás o pé esquerdo para fazer o segundo da noite. Tudo muito fácil diante de um Tondela perdido em campo que não conseguia fazer mais de dois passes sem perder a bola.
Sem fazer uma exibição exuberante, o Benfica tinha o jogo completamente sob controlo. Ederson chegou ao intervalo sem fazer uma defesa.
O Tondela ainda procurou surpreender no arranque da segunda parte, mas com escassos argumentos. Rui Vitória mexeu na equipa e isso repercutiu-se na qualidade de jogo da equipa. Sucediam-se várias oportunidades para dilatar a vantagem, com o Benfica a chegar facilmente à área. O terceiro golo surge num lançamento lateral, com um primeiro desvio de Jardel e o segundo, decisivo, de Jonas. O objectivo estava mais do que alcançado a vinte minutos do final.
A fechar e depois de tantas tentativas, Mitroglou passou entre os centrais em «sprint» e bateu Cláudio Ramos pela quarta vez. Um golo festejado pelo grego sem camisola, o que o afasta do jogo do Bessa, tal como Jardel.
A fechar o jogo, o golo de honra do Tondela, marcado por Nathan, a concluir um rápido contra-ataque conduzido por Luís Alberto.
O Benfica alinhou com Ederson; Nélson Semedo, Lindelöf, Jardel, Eliseu; Fejsa (Samaris, 69’), Talisca (Salvio, 54’), Pizzi, Gaitán (Gonçalo Guedes, 57’); Jonas e Mitroglou.
Uma última nota para enaltecer o facto de terem estado, numa segunda-feira à noite, 51.314 espectadores no Estádio da Luz. Somos ENORMES!!!
Carrega Benfica, faltam oito finais rumo ao TRInta e cinco!