Liga NOS 2015/16 (25ª J): Sporting CP 0-1 SL Benfica
Estádio José de Alvalade a registar a maior enchente da temporada… sintomático dos recintos que o Bicampeão visita!
O Benfica entrou melhor no encontro e, aos 20’, a primeira grande explosão de alegria nas hostes “encarnadas”, com as 2600 “águias” presentes em Alvalade e os outros milhões por esse mundo fora a gritarem a plenos pulmões o golo de Mitroglou.
Cruzamento de Jonas na esquerda, remate de Samaris, a bola sobra para o grego que, na cara de Rui Patrício, remata com frieza para o 0-1.
As equipas encaixaram, a intensidade manteve-se, com os “leões” – em desvantagem em casa – a carregarem nos últimos minutos, mas sempre com Ederson, chamado à titularidade após lesão de Júlio César, a mostrar segurança.
Aos 40’, a única oportunidade de golo para o Sporting. Grande remate de Jefferson, com a bola ser devolvida com estrondo pela trave… . Ao intervalo, vantagem para o Glorioso!
Início de segunda metade à semelhança da primeira, com Artur Soares Dias em destaque! Cartão amarelo para Jonas, o primeiro do desafio, isto após as faltas sucessivas de Ewerton nos 45’ iniciais e dos avisos do árbitro ao jogador leonino… Aos 52’, amarelo para Gaitán… mas o cartão pelas faltas sucessivas de William Carvalho ficou no bolso. Enfim!
Renato Sanches e Gaitán testaram Rui Patrício nos momentos iniciais; o Sporting subiu as linhas empurrando o Benfica para zonas mais recuadas.
Até ao final, os “leões” carregaram com tudo, com a equipa de Rui Vitória a suster, de forma inteligente, pragmática, com um enorme coração, solidariedade e entre-ajuda – com alguma “estrelinha” à mistura também - as intenções “verde e brancas”.
Vitória de um enormíssimo coração!
O SL Benfica alinhou de início com Ederson; André Almeida, Lindelof, Jardel e Eliseu; Samaris, Renato Sanches, Pizzi (73’, Fejsa) e Gaitán; Jonas (78’, Salvio) e Mitroglou (67’, Raúl).
Com este resultado, as “águias” voam diretamente para o 1.º lugar da classificação geral, somando 61 pontos (20V1E4D), 66 golos marcados e 17 sofridos.