Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Maior Clube do Mundo

O Maior Clube do Mundo

Liga dos Campeões: Astana 2-2 SL Benfica

26.11.15, João Silva

O Benfica garantiu o direito de estar entre a "nata" do futebol europeu, ao beneficiar da derrota do Galatasaray frente ao Atlético de Madrid, depois de ter empatado fora com o Astana a duas bolas. É o regresso dos bicampeões europeus aos oitavos-de-final da maior prova de clubes do futebol europeu.

Astana_Benfica_1.jpg

O empate no Astana Arena foi crucial, num jogo muito complicado que voltou a evidenciar algumas fragilidades deste Benfica de Rui Vitória. Sem Luisão, lesionado, e Gaitán, castigado, o técnico resolveu fazer uma mini-revolução no onze. Lisandro López ocupou a vaga de Luisão, Pizzi a de Gaitán e o miúdo Renato Sanches a de Talisca no meio-campo, fazendo assim a sua estreia a titular no Benfica e logo na Champions. Jonas e Jiménez também voltaram ao onze.

Astana_Benfica_2.jpg

O Benfica sentiu algumas dificuldades para se adaptar ao sintético do Astana Arena. A formação cazaque ia surpreendendo o Benfica, ora com bolas longas para Kabananga, ora com jogadas rápidas de contra-ataque. Twumasi falhou o primeiro aos 18 minutos mas aos 19, o jogador nascido no Gana não perdoou e fez o 1-0, de cabeça, após centro de Kabananga na esquerda. Foi o 15º jogador a estrear-se e a marcar no mesmo jogo na Champions. Aos 31 os cazaques fizeram ao 2-0, agora por Anicic. Soava o alarme nas hostes "encarnadas", mas a dupla atacante tratou de minimizar os estragos antes do intervalo: aos 41 minutos Jonas centrou na direita e Raul Jiménez desviou ao primeiro poste, de cabeça, batendo assim Eric pela primeira vez. Era o 1º golo do mexicano na prova, que voltou assim aos golos, três meses depois do último tento, marcado ao Moreirense.

Astana_Benfica_4.jpg

Rui Vitória conseguiu equilibrar a equipa para a segunda parte, fazendo acertos na defesa mas também no meio-campo. Os "encarnados" passaram a não dar espaço aos avançados cazaques que foram perdendo fulgor com o passar do tempo. Já com André Almeida e Talisca em campo, nos lugares de Sílvio e Samaris, o Benfica vai conseguir evitar a derrota aos 70 minutos, num desvio com a canela de Raúl Jiménez, após centro de André Almeida.

Astana_Benfica_3.jpg

O técnico do Benfica "percebeu" que a qualificação poderia passar por um empate e retirou Jonas do campo, fazendo entrar Cristante para segurar o jogo e o ponto, que daria a qualificação ao Benfica. Tudo seria confirmado quatro horas depois, com a comitiva em pleno voo de regresso para Lisboa, quando o Atlético bateu o Galatasaray.

O objetivo dos "oitavos" da Champions chega a uma jornada do fim da fase de grupos, sendo que o Benfica ainda pode garantir o primeiro lugar do Grupo C e evitar alguns "tubarões" no sorteio. Com mais ou menos dificuldades, a "águia" lá vai trilhando o seu caminho na elite do futebol europeu, algo que vinha a falhar nas últimas épocas.