Afinal quantas vezes foi o Sporting campeão nacional?
A questão foi levantada recentemente por Bruno de Carvalho, presidente dos leões, de visita ao Núcleo de Braga: "Somos 22 vezes campeões nacionais. O Sporting não passa de 18 para 22 por milagre, passa porque fomos campeões quatro vezes nos anos 30. Nunca ninguém reclamou esses títulos mas, sendo nossos, vamos parar com essa história dos 18."
Esta declaração coloca em causa os alicerces históricos do futebol português, razão pela qual o DN procurou esclarecer se o Sporting tem razão na sua reclamação.
Historiadores garantem que o Sporting tem 18 títulos de campeão.
"Não há qualquer suporte científico que possa avalisar essa interpretação do Sporting. Trata-se de uma necessidade de afirmação do clube, mas é uma tese sem rigor histórico", assumiu ao DN Francisco Pinheiro, co-autor do livro "A Paixão do Povo - História do Futebol em Portugal", também assinado por João Nuno Coelho, que integra o programa da RTP "A Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio". "O Sporting não tem razão. O que faz sentido é respeitar a história", defende João Nuno Coelho.
Os historiadores contactados pelo DN assumem que, na realidade, o Sporting tem 18 títulos de campeão, o Benfica 35, o FC Porto 27, enquanto Belenenses e Boavista têm um cada. Curioso é que ao contrário do site leonino, que soma 22 títulos, o Almanaque do Leão, publicado em junho de 2015, da autoria do jornalista Rui Miguel Tovar, conta 18 campeonatos, sendo um livro aprovado e licenciado pelo Sporting - que não reagiu ao DN sobre a opinião dos dois historidaores. "Este revisionismo da história é perigoso, porque cada um faz em proveito próprio. Não é assim que se faz a história", remata Francisco Pinheiro. Ler artigo completo no DN aqui.