Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Maior Clube do Mundo

O Maior Clube do Mundo

"Para ti se não faltares!"

03.10.11, João Silva

 

O projecto “Para ti Se não faltares!”, é um projecto de capacitação e combate ao absentismo, abandono e insucesso escolar de crianças e jovens em risco. É desenvolvido em parceria com os Municípios de cada área de intervenção, com os serviços locais do Estado sobretudo em matéria de Segurança Social e com o agrupamento escolar frequentado pelos beneficiários.

Trata-se de um projecto de intervenção socio-educativa que tem como destinatários crianças e jovens em risco (6 aos 16 anos).

É um projecto promotor da igualdade de género que tem como mais-valia a capacidade de atracção e comunicação com os jovens do sexo masculino, que apresentam em regra, no seio dos grupos de risco, um comportamento e um desempenho escolar inferior aos das raparigas.

Tendo como objectivos específicos a diminuição do absentismo escolar e do insucesso escolar, o projecto trabalha de forma integrada e multidisciplinar as aprendizagens básicas e as competências pessoais e sociais, com particular enfoque em:

- Saber Ser
- Saber Estar
- Saber

 

No plano individual, o Empowerment dos jovens é conseguido pela responsabilização e pela participação dos mesmos nos processos de decisão que lhes dizem respeito, motivando decisões e atitudes pessoais em função de resultados desejados pelos próprios que o projecto lhes proporciona. Assim, está no seu arbítrio modelar comportamentos e despender esforços de aprendizagem em torno de objectivos mobilizadores e atractivos em que a melhoria contínua (self-improvement) é reconhecida e premiada publicamente no âmbito do projecto.

As crianças e jovens são envolvidas em quatro tipos de actividades:

- Actividades desportivas (futebol, futsal, ginástica, taekwondo e outras seleccionadas em função das condições ou objectivos locais);
- TIC (privilegiando a vertente de criação e manipulação de conteúdos web e audiovisuais numa lógica de projecto);
- Português (trabalhando as competência básicas desta disciplina nuclear sob a direcção pedagógica da escola e em actividades de jornalismo, nas suas múltiplas formas, tendo por objectivo a reflexão e construção de discursos sobre as suas realidades e aspirações numa lógica de projecto. A qualidade linguística será factor determinante para a elevação destas reportagens a diferentes níveis de exposição mediática e de reconhecimento público);
- Matemática (trabalhando raciocínios lógicos e prática de cálculo através do planeamento e organização conjunta de actividades e pequenas iniciativas em que as crianças e jovens são protagonistas, numa lógica de projecto, mas onde as competências matemáticas são fundamentais para o seu sucesso e reconhecimento final).

 

 

No plano social, o projecto “Para ti Se não faltares!” privilegia a implantação em territórios críticos onde existem projectos de desenvolvimento social integrados com um bom grau de maturidade e envolvimento comunitário, onde os Municípios encabeçam parcerias extensas e operacionais, desde a administração central e local às ONGs e principais actores locais, garantindo que o universo de stakeholders do projecto reúne as competências, legitimidades e recursos necessárias à sua eficácia e eficiência.

Assim, a articulação com as redes sociais e com projectos integrados de base territorial ou temáticos, possibilitarão potenciar os efeitos do projecto e criar sinergias entre as várias organizações e diferentes missões em presença no terreno. Ou seja, pretende-se estabelecer um sistema articulado de informação e cooperação em torno do público-alvo do projecto, de forma a permitir um bom grau de integração entre o universo/vida escolar dos jovens e a sua vida familiar e comunitária.

 

 

E Pluribus Unum!

 

 

1 comentário

Comentar post