Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Maior Clube do Mundo

O Maior Clube do Mundo

Desmistificação de um "mito"

26.11.09, João Silva

Este sábado disputa-se no "terreno agrícola" de Alvalade, o 151.º "derby" para o campeonato português, entre o oitavo classificado com 14 pontos, e o Benfica, que soma 25 pontos e que está em segundo lugar, em igualdade pontual com o lider Braguinha.
Será um encontro entre duas equipas com aspirações diferentes.
Num lado estará uma equipa que luta para não "cair" nos lugares de despromoção, e do outro lado, estará o Benfica que pretende alcançar a liderança do campeonato.

Apenas em 57 dos 183 "derbies" já disputados, campeonato e taça de Portugal, entre estas equipas, se verificou a vitória do clube que estava pior.

O "mito" que se foi criando, de que o vencedor destas partidas , é a equipa que se encontra pior, é falso!
Só em 31 por cento dos jogos (menos de uma em cada três partidas) o vencedor foi a equipa pior classificada.

Este "mito" surge, de certa maneira, aquando da goleada infringida pela Agremiação do Lumiar ao Benfica, em 1986/87, por 7-1, quando os "lagartos" bateram pela primeira e única vez no campeonato o campeão, que na segunda volta, no Estádio da Luz, se redimiu e venceu por 2-1.

Foi sendo alimentado, quando o Benfica perdeu, por 2-0 em Alvalade, à oitava jornada do campeonato de 1992/93.
Antes do jogo, o Benfica somava  mais dois pontos que os "lagartos", uma diferença que acabou por ficar desfeita.

Na época de 1967/68, o "mito" foi favorável ao Benfica, que partiu para o "derby" com um ponto de atraso, mas um golo de Eusébio relegou os "lagartos" para a segunda posição, definitivamente, e abriu caminho para o título.

 

Só em 27,3 por cento dos "derbies" disputados para o campeonato saiu vencedor quem estava "na mó de baixo", uma percentagem que aumenta nos confrontos para a Taça de Portugal (48,5 por cento).

Na última década, em 25 jogos, apenas em oito ocasiões o pior classificado superou quem estava melhor. 

 

3 comentários

Comentar post