Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Maior Clube do Mundo

O Maior Clube do Mundo

O caminho de águias e dragões até ao Clássico

30.03.17, João Silva

Benfica_Porto.jpg

Os dados estão lançados. Passaram-se 26 jornadas e Benfica e FC Porto, com as suas qualidades e defeitos, chegam ao Clássico separados apenas por um ponto. Mas qual foi o caminho das duas equipas até ao jogo da Luz que pode decidir o título? O SAPO Desporto analisou os resultados de águias e dragões para perceber o que separou a regularidade das duas equipas na prova principal do campeonato português.

O Benfica chega a este encontro com 20 vitórias, dez no Estádio da Luz e dez fora de portas. Durante a sua caminhada vitoriosa, o conjunto de Rui Vitória conseguiu três goleadas por 4-0 (frente ao Tondela, Belenenses e Feirense) e quatro goleadas por 3-0 (Arouca, Nacional, Paços Ferreira e Moreirense). No entanto, também averbou cinco vitórias pela margem mínima, sendo que três delas foram mesmo por 1-0 (Estoril Praia, Braga e Feirense).

No lado mais negativo, o clube da Luz perdeu pontos em seis ocasiões, traduzidas em quatro empates (Paços Ferreira, Boavista, FC Porto e Vitória de Setúbal) e duas derrotas, concedidas frente ao Marítimo (2-1) e Vitória de Setúbal (1-0).

O FC Porto, por outro lado, tem mais empates que o Benfica mas menos uma derrota. A equipa de Nuno Espírito Santo chega ao Clássico com 19 vitórias, divididas entre 12 triunfos em casa e sete vitórias fora do Estádio do Dragão.

Os dragões vencem o clube da Luz no capítulo das goleadas, ao conseguirem oito goleadas ao invés das sete conseguidas pelo Benfica. Para além da maior goleada desta época no campeonato, com o 7-0 ao Nacional, o clube portista conseguiu mais quatro goleadas por 4-0 (Arouca, Tondela, Feirense e Nacional) e três goleadas por 3-0 (Arouca, Vitória de Guimarães e Moreirense).

Pelo lado negativo, o FC Porto perdeu pontos em sete ocasiões, divididas em seis empates e uma derrota. O clube portista empatou duas vezes em casa (Benfica e Vitória de Setúbal) e quatro vezes fora de portas (Paços Ferreira, Belenenses, Vitória de Setúbal e Tondela). Destaque também para o facto de que os empates concedidos pelos 'azuis e brancos' foram de 0-0 e de 1-1.

Quanto a derrotas, os dragões apenas perderam uma vez, frente ao Sporting, em Alvalade, num jogo que terminou 2-1 para a equipa de Jorge Jesus.

Decorridas 26 jornadas, não há muito que separe os dois candidatos ao título, que se voltam a encontrar, depois de um empate a uma bola na primeira volta, num jogo que pode muito bem decidir quem será o próximo campeão nacional português.