Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Maior Clube do Mundo

O Maior Clube do Mundo

Eusébio no Panteão Nacional. Serás sempre o nosso "king", o "Pantera negra", és ETERNO!

03.07.15, João Silva

Eusébio_Rei_Eterno.jpg

"Eusébio não morreu, só se ausentou fisicamente. Com o seu afastamento, nós é que morremos em parte. No meu caso, uma grande parte. A eternidade rima com ele, rima com imortalidade. Enquanto a bola chora - toda a bola chora -, recordamos o seu sorriso generoso e o sorriso à bola, expressão da nossa tão querida portugalidade", afirmou, no elogio fúnebre, junto ao Panteão Nacional, o amigo e "irmão" Simões.

O melhor futebolista português de todos os tempos repousa fisicamente, no lugar reservado aos grandes de Portugal, na sala 3, ao lado de Sophia de Mello Breyner, Humberto Delgado e Aquilino Ribeiro.

Uma honra que surge um ano e sete meses depois da morte a 5 de Janeiro do ano passado.

Há um sentimento nacional unânime em torno de Eusébio, todos os discursos da cerimónia em que estiveram presentes cerca de 600 pessoas, fora os jornalistas e quem assistia das varandas e atrás das barreiras de segurança que as autoridades colocaram nos pontos de acesso ao Panteão, não era Eusébio com o emblema do Benfica, mas com as quinas da selecção portuguesa.

Verdadeiramente, uma figura nacional” e “transversal a divisões ideológicas ou simpatias clubísticas”, como disse o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no seu discurso, “muito obrigado” a “um português excepcional e raro”.

Eusébio, para a Nação Benfiquista, será sempre o Rei.

eusebioadeptos1.jpg

 Descansa eternamente!